domingo

Cosplay - O que é?



Olá minna-san!Há muito tempo eu queria criar uma sessão de 'cosplay', para fazer várias máterias!Desde a revista que teve uma máteria cosplay meio limitada xD, Então vamos começar com o básico, o que é?
Cosplay veem da contração das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses.A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Em menor escala há aqueles que caracterizam-se como figuras históricas ou de criações originais.
Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.
Longe de serem reclusos e isolados, os adeptos do cosplay mostram-se, em geral, altamente sociáveis; ao contrário de uma atividade meramente escapista, a prática do cosplay exige preceitos sólidos e concretos, como organização, capacidade de superar desafios, explorar a criatividade e o potencial artístico nas caracterizações.
Como tudo surgiu...
A história do cosplay está ligada nos Estados Unidos. O primeiro cosplay ocorreu em 1939,(o-o) durante a 1ª World Science Fiction Convention, ou Worldcon, em New York, quando um jovem de 22 anos chamado e sua amiga, compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre um público de muitas pessoas. O garoto usava um rústico traje de piloto espacial o qual chamou de "futuricostume", e ela estava caracterizada com um vestido inspirado em um filme clássico. Ambos causaram agitação entre o público, resultando em um clima de estreitamento entre a ficção e a realidade que mudou pra sempre a cara das convenções do gênero. As fantasias da dupla, fizeram tanto sucesso que no próximo evento, havia várias pessoas costumizadas.


Evolução...
A prática cresceu ao longo do tempo, levando ao surgimento dos masquerades, concursos que não se limitavam a exibir as fantasias, mas permitiam aos participantes realizar apresentações criativas e que entretiam o público.O hobby de fãs fantasiados ficou conhecido pelo termo costuming ou fan costuming.Tudo mudou,quando Nobuyuki Takahashi, de um estúdio japonês chamado Studio Hard, visitou a Worldcon daquele ano, em Los Angeles. Ele ficou tão impressionado com o masquerade apresentado que publicou sobre isso frequentemente em revistas japonesas de ficção científica, criando e difundindo um novo termo para definir o que havia presenciado: Cosplay. Nos anos seguintes já era possível encontrar dezenas de fãs fantasiados nas convenções japonesas, e a prática de se caracterizar como personagens de anime e mangás tornou-se um verdadeiro fenômeno no país. Tal sucesso fez surgir lojas, publicações e profissionais especializados no hobby, criando uma verdadeira indústria do cosplay no Japão.
Depois...
Surgiu nos Estados Unidos em um evento de HQ, que quem entrasse fantasiado, entraria de graça, apartir daí todo mudno começou a se vestir e foi virando tradição e brincadeira.

Próxima: Como fazer vários tipos de lolita!

arigato gosaimasu, cosplay brasil!!

4 Comentários :3 on "Cosplay - O que é?"

Caio on 17 de jan. de 2011, 11:47:00 disse...

Makii, aparece no msn ò-ó

Cecília on 18 de jan. de 2011, 06:45:00 disse...

Oiê!
sauhshuauhsuah'
to de novo por aqui..
seguinte,nunca me vesti de cosplay! :x
Eu até tinha vontade sabe..e ainda tenho...uma coisa assim SAILOR MARS , auhshuahushuhu', mas não sei...Mas eu ainda faço!aushhusuhasuhahu'

Adorei o post! Tá super bem resumido..explicando direitinho os fatos...simplesmnete AMEI!
sauhshuauhsuhh'

kissus! :***

Anônimo disse...

Então foi assim que tudo começou ? O.O Na época de minha avó(ou antes)!

HT_Re on 5 de jul. de 2011, 18:52:00 disse...

agora em vez de explicar para as pessoas, vou dar o seu link XD

Postar um comentário