terça-feira

Aula de desenho .2- Mãos




As mãos são os maiores pesadelos de um desenhista de mangá, então eu vou tentar ajudar vocês a superar esse trauma ^_^.
A primeira dica que eu dou é: desenhe a mão, mas não se preocupe logo de primeira que ela precisa ter cinco dedos. Essa preocupação de cada mão ter cinco dedos e que os dedos devem ser finos, iguais e uniformes é que as fazem ficar parecendo mãos de alien xD.

Vou ensinar nessa aula três tipos de mãos: abertas, fechadas e estilizadas.
1>>abertas.
As mãos abertas são as mais fáceis de desenhar, começe desenhando a parte externa da mão, ou seja, a perte externa do dedo mindinho e do dedão (n°1). Depois faça, com espaços regulares, a parte de cima dos quatro outros dedos (lembre-se que a distância entre o indicador e o dedão deve ser maior) (n°2). Logo após, faça a parte de baixo dos dedos (n°3), agora sim se preocupando com a finura e a uniformidade dos dedos. E, por fim, faça as pontas (n°4). Veja:
1 2 3 4 5

Veja na mão n°5 a tridimensionalidade da mão.
As unhas não são tão importantes na mangá, mas se quiser fazer, faça apenas uma parte dela,uma unha bem discreta, senão destoa o desenho. veja :

A unha não é finalizada, mas percebe-se que existe uma unha nessa mão.

2>>Mãos fechadas:
São um tanto complicadas de desenhar dependendo do ângulo, a primeira dica que eu dou é, sempre baseie-se em um retângulo, pois uma mão fechada sempre fica com esse formato.
Como fazer passo a passo:
Desenha-se um paralelepípedo (dando-se ênfase para a perspectiva). Um dos lados deve estar virado para onde está indo o soco (ou qualquer outra coisa que vc esteja fazendo) (n°1).
A partir do paralelepípedo arredondam-se as pontas e as bordas, sempre lembrando daquele ossinho que aparece na base do dedo quando você fecha a mão (nunca exagere, faça com que o ossinho apareça suavemente) (n°2). Depois, faça as linhas que serão a parte de cima dos dedos (lmbre-se que você só precisa fazer 3 dessas linhas pois: 1-o dedão nao conta, 2-a linha do mindinho ja faz parte do retângulo (n°3). Finalize as linhas (n°4).Por fim, acrescente os detalhes lembrando que a mão quando dobrada fica mais "inchada"(n°5).
12 34 5
Desculpa pelos desenhos cortados, a culpa é do escanner, juro!!

3>>Mão estilizada:
A mão estilizada, depois que você pega a o jeito de desenhar mãos fechadas e abertas, fica muito mais fácil. Não posso dar todos os exemplo pois as mãos (ainda mais as estilizadas) tem inúmeras posições. Vou dar um exemplo cujo a maneira de desenhar é igual a da maioria das posições:
Mão estilizada :
A mão estilizada pode ser feita usando o que você aprendeu nas aulas de mãos fechadas e mãos abertas.
Primeiramente faça uma base com formas geométricas (n°1), logo depois, arredonde as bordas e as pontas e faças os dedos indicador e médio (outra dica mas que é meio óbvia, a largura de cada dedo mede um pouco menos (pouco mesmo) de um quarto da largura da palma mão) (n°2). desenha-se as partes de cima dos dedos mindinho e anelar (n°3). Por fim, apaga-se a base e fez-se os detalhes (n°4).

1 2 3 4
Se desejar desenhar mais mãos estilizadas em outras diferentes poses, use a própria mão como base, ou pode usar um manequim. Não é nada barato, mas ajuda bastante.

esse manequim de madeira custa uma média de R$ 120,00

Enjoy ^_^. Dúvidas, perguntas, hipóteses, teorias, reclamações, idéias e argumentos postem nos comentários!!

Desenhos por Dante Akira exclusivos para a aula ^^

23 Comentários :3 on "Aula de desenho .2- Mãos"

Anônimo disse...

oii,adorei a aula! kissus

nami-chan on 19 de mar. de 2011, 16:45:00 disse...

nossa, as mãos são as partes mais difíceis pra mim XD #fato
a aula foi muito boa, vou tentar desenhá-las seguindo essa aula ^_^

Anônimo disse...

AKSOAKSOAKSOAKSOAKOSAKO
Achei meme!! *___*
http://pequena-nay.deviantart.com/art/Meme-Vocaloid-Anime-Oishii-203486475

Eu fiz S2

Bruna Albuquerque on 10 de abr. de 2011, 13:27:00 disse...

Muito boooa essa aula!

Estou seguindo seu blog.




http://umapitadadebruna.blogspot.com

Shinikashi u.u on 11 de abr. de 2011, 14:39:00 disse...

eu sei que num tem nada a ver com o post mais desejo uma parceria
meu blog eh...
www.animebunpu.blogspot.com

Sofi-Chan on 19 de abr. de 2011, 04:16:00 disse...

OOMG, UM TUTORIAL DE MÃOS QUE EU POSSA ENTENDER *O* Yay ~
Mãos são muito difícéis mas com muita práctica habituamo-nos :3
. . . pôh, isso é caro. D: pra quê um manequim se eu tenho a minha mão? OHSAEOHAOISHESA 8D assim poupo dinheiro ~
Bye bi ^^ x*

tizy izumy on 26 de abr. de 2011, 10:28:00 disse...

^^
nossa to no top comentaristas que chike ^^
adogo anime oishii^^

Miika on 3 de mai. de 2011, 05:51:00 disse...

Hey, entre no Undokai *o*
http://justdeep.org/undokai/

Taís on 4 de mai. de 2011, 12:52:00 disse...

Eu amei sua aula, e principalmente por que eu tb desenho.
Se puder siga este blog: animemania-am.blogspot.com
Já estou te seguindo bjoss!

Piña Blog on 13 de mai. de 2011, 21:41:00 disse...

Fiz um novo blog! My Personal Wallpaper! É de encomendas e wallpapers criativos! Já coloquei seu banner lá para parceria! Divulga aqui pro seus 400 seguidores \o: http://mypersonalwallpaper.blogspot.com/

HT_Re on 3 de jul. de 2011, 14:45:00 disse...

eu não consigo desenhar mãos, sai meio desproporcional shuhsuaa e esse manequim é mto caro =/

Anônimo disse...

@Ht_Re
somos duas que não conseguimos hahaha, só o dante mesmo! sim, eu queria o manequim,mas é bem caro mesmo, mas dá pra usar nossa própria mão no sufoco rs

Maki

Anônimo disse...

Que técnicas legais! Mas eu não tenho muito talento para desenhar mangá D; O máximo que eu desenho é o cabelo e o olho O.O O resto ? Impossível!

Crimson on 7 de jul. de 2011, 12:52:00 disse...

eu amo desenhar animes
as aulas de desenho desse post
ajudam muito os que tentam
eu desenho tb
bjuus.

Nat on 10 de jul. de 2011, 03:14:00 disse...

Hahaha, poxa mary candy continue sempre tentando que você consegue!! e Mekashi ainda bem que as aulas te ajudam! Arigato!

Anônimo disse...

Vc me ajudou muito ;)

Anônimo disse...

tem maos em perspectiva?

Anônimo disse...

Afffff, n saber desenhar maos? Q tipo de desenhistas sao vcs?kkkkkkkk

Cassiazinha on 22 de ago. de 2012, 19:57:00 disse...

vlw vo tenta fazer ! a mao é a minha parte mais dificil!

Anônimo disse...

Amei! Consegui fazer e irá me ajudar muito para uma tarefa, hahah.
Obrigado mesmo, muito útil <3
Beijos!

Nat on 8 de out. de 2012, 15:47:00 disse...

Dinada :) volte sempre!

Daniela Barbosa on 29 de dez. de 2012, 05:01:00 disse...

Puxa, mt legal o post...
Tenho dificuldade em desenhar mãos, à ponto de fazer o desenho inteiro e não fazer somente las... rsrs...
Adorei o blog... mt lindo e organizado!

Bjo!

Nat on 29 de dez. de 2012, 13:45:00 disse...

Muito obrigada! a aula do akira foi muito boa mesmo :D

Postar um comentário